terça-feira, 4 de agosto de 2009

Celebre, mas celebre junto!

O que seria a festa do seu aniversário se você a comemorasse sozinho? Você gostaria de ficar só em um momento tão especial, sem que ninguém cantasse parabéns na hora de partir o bolo, sem ninguém que lhe desse um abraço afetuoso? De certo que não, ainda que nós às vezes gostemos de ficar a sós, não gostamos de comemorar algo sozinhos.

Quando passamos na faculdade, se não tivermos alguém para comemorar juntos essa entrada, não é a mesma coisa, nos sentimos abandonados e parece que aquela conquista não foi uma conquista, porque não a celebramos. Isso também acontece com uma vitória em algum jogo, uma vitória política, a celebração de um novo emprego e em muitas outras situações.

Sozinhos, parece não haver vontade de se celebrar, de se comemorar, parece que o gosto de vitória e aquela sensação de júbilo só é sentida quando estamos rodeados de pessoas que celebram o mesmo assunto conosco ou quando temos alguém por quem celebrar algo.

Quando Davi estava trazendo a arca para Jerusalém, houve uma grande festa, um momento de verdadeiro júbilo e celebração, as pessoas cantavam, dançava, pois grande havia sido a vitória de ter aquela peça do santuário de Deus na capital do reino de Israel, por isso a celebração era tão grande.

E, como salmista, Davi escreveu um salmo, um cântico que celebrava a chegada da arca, cântico que passou para que os filhos de Asafe tocassem no momento de celebração. Mas o que me chamou a atenção foi um dos últimos trechos dessa canção:

“E dizei: Salva-nos, ó Deus da nossa salvação, e ajunta-nos, e livra-nos das nações, para que louvemos o teu santo nome, e nos gloriemos no teu louvor.” 1Cr 16.35

Comentaristas bíblicos afirmam que quando Davi escreveu esse hino ele levou em conta os tempos de exílio que Israel sofreria, tempos que já haviam sido profetizados por Moisés, então Davi em seu cântico inclui esse trecho dizendo “ajunta-nos”, pois sabia que o exílio ocorreria.

Mas o que me chama a atenção é o porque Davi pede que Deus ajunte o povo de Israel. Ele primeiro pede que Deus o salve, mas já chama Deus de Deus da nossa salvação, ou seja, Davi já tem por certo que Deus os salvará e os livrará, então Davi pede que Deus os ajunte para louvar ao nome de Deus e para que se gloriem no louvor do Senhor.

Irmã e irmão, aqui há uma mensagem importantíssima.

Nossa primordial preocupação já não é sobre a nossa salvação, porque a Bíblia diz que se estamos em Cristo já somos novas criaturas e pela fé nEle somos salvos, esse pesar Cristo já teve ao morrer na cruz. O que devemos pedir a Deus é que Ele nos ajunte, para que celebremos essa salvação que Ele já nos dará e já tem por certo àqueles que crêem em Cristo como Senhor e Salvador.

O Senhor já nos deu em Cristo a Salvação de nossos pecados, Ele nos justificou e nos santifica hoje, então nossa Salvação já está garantida se em Cristo permanecermos. Mas temos agora que nos preocupar em comemorar e celebrar essa tão grande salvação e como a celebraremos? Sozinhos?

Imagine que tristeza seria para nós se conseguíssemos essa maravilhosa benção que é a Salvação e percebêssemos que estamos sozinhos? Seria tão triste como se não tivéssemos sido salvos.

Por isso o nosso pedido deve ser como o do salmo de Davi, que Deus nos ajunte, aqueles que Ele salvou e que Ele venha exercer misericórdia sobre mais pessoas, as salvando de seus pecados, para que assim, juntos, celebremos a Salvação em Cristo.

Que juntos como igreja, juntos como amigos, juntos como irmãos, que em cada momento que experimentarmos a comunhão entre irmãos, que como um só povo em com uma só voz cantemos e nos gloriemos porque nós podemos louvar ao Senhor, pois Ele nos salvou.

Celebre, mas celebre junto de seus irmãos a Salvação que Cristo lhe proporcionou na cruz, ao morrer pelos nossos pecados e celebre junto a seus irmãos que Ele ressuscitou para que tivéssemos vida e vida eterna.

Que Deus o abençoe!

--
Silas Klein | pequenomestre.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário