sexta-feira, 24 de abril de 2009

Não fique na superficialidade


"E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido. Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração." (1 Samuel 16.6-7)

Vivemos na época do marketing. Os produtos são apresentados de forma a agradar à vista dos possíveis compradores. Significa dizer que nós, seres humanos, nos deixamos seduzir pelo que vemos e muitas vezes nos arrependemos pelas opções que fazemos.

Quando alguém deseja namorar traça um padrão de beleza. Busca alguém que agrade os seus olhos. Não se procura saber o que vai no interior da pessoa. Olha-se para a beleza exterior. Há um padrão pré-estabelecido.

O nosso texto fala justamente sobre este aspecto. Mostra como nos deixamos seduzir pela beleza exterior e por isso, muitas vezes nos envolvemos em confusões. Para evitar este tipo de situação, precisamos nos envolver com as pessoas. Devemos criar o hábito de relações francas e abertas. Relações que vão muito além da superficialidade.

O texto de hoje mostra que não podemos selecionar as pessoas pelo simples fato delas serem bonitas e agradarem os nossos olhos. Há muita gente que deseja estar perto dos considerados "bonitos", para poder sobressair também. Há pessoas que desejam se relacionar apenas com pessoas que estão em evidência, mesmo que seja uma relacionamento superficial e banal. Há pessoas que desejamos estar ao seu lado, mas na realidade elas não tem nada para nos acrescentar. Elas interiormente são estéreis.

Aprendemos com este texto que devemos escolher as pessoas pelo seu caráter e não pela sua beleza. Infelizmente, nossas escolhas são condicionadas. Não podemos desejar ser amigo de alguém porque é conhecido de todos. Devemos desejar uma amizade porque sabemos que a pessoa tem caráter. É alguém que vai nos acrescentar algo na vida. É uma pessoa que tem uma história de vida para contar. É uma pessoa que se abre e para nos escutar.

Em uma sociedade de relacionamentos fugazes, é preciso ter coragem para aprofundar os relacionamentos para poder vir a ter uma verdadeira amizade. Não se cria uma amizade com relacionamentos fugazes. Amizades são criadas quando há profundidade.

Não deseje ter um relacionamento com alguém por causa de um palmo de rosto bonito. Saiba que mais vale uma amizade com alguém de rosto "feio", mas com beleza interior do que um relacionamento com alguém bonito, mas que vive na superficialidade e não acrescenta nada à sua vida.

Não aceite relações superficiais. Exija profundidade e qualidade.

Vamos orar:

Senhor, em uma sociedade imediatista e de consumo, muitas vezes nossas amizades são assim também. Há momentos que nos deixamos seduzir pelo modismo e por uma propaganda que põe alguém em evidência.

Pai, o nosso pedido é para que tu nos ajudes a desenvolver relacionamentos profundos. Que não aceitemos viver na superfície. Que olhemos para o coração e nunca para o porte físico ou para a beleza exterior. Ajuda-nos a ter a capacidade de perceber quem são as pessoas com profundidade. Ajuda-nos a elevar a fasquia e nunca diminuir. Ajuda-nos a ser pessoas de qualidade e profundidade.

Esta é a nossa oração em nome de Jesus

Amém!

Um comentário: