terça-feira, 2 de junho de 2009

Você pode ajudar!

Existem boas oportunidades de se tornar um agente colaborador para o desenvolvimento da sociedade. São diversas as maneiras de contribuir para modificar o mundo de forma positiva, basta boa vontade e algumas horas de dedicação.

Pode-se dizer que antigamente a definição para a palavra “voluntário” era de uma pessoa solidária, generosa, que praticava um gesto de abnegação. Essa definição se mantém, no entanto, hoje, vamos além. O voluntário precisa saber o que esse ato produz, por que e como produz, tanto para ele como para os beneficiados por sua consciência, doação de tempo, talento e vontade. Ao mesmo tempo em que colabora para o bem-estar da sociedade, o voluntário conhece outras realidades, faz novas amizades, aprende coisas novas.


Seja um voluntário e envolva-se, envolva sua igreja, empresa e, ou, seu bairro em ajudar as pessoas. Se você não sabe como fazê-lo, informe-se, porque muitos precisam de sua ajuda. E você pode fazer isso de diversas maneiras. O voluntariado também é uma forma de amar! É ajudar a quem está em situação mais difícil. Atos como esse tornam a sociedade mais unida e fazem de cada um de nós um ser humano melhor. Todas as pessoas possuem capacidades, habilidades e dons e podem ser voluntárias.


Para quem deseja se tornar um voluntário, mas não sabe como ou onde procurar, existem ações voluntárias nas igrejas, nas associações de bairro, em programas desenvolvidos por empresas, ou instituições com programas para pessoas portadoras de necessidades especiais. Existem ainda associações de ajuda a crianças carentes, instituições que possuem programas para a melhoria da educação, grupos ou organizações de preservação do meio ambiente, de luta contra a violência, de movimentos contra a pobreza e programas promovidos por órgãos governamentais nos níveis federal, estadual e municipal.

Esses são alguns exemplos, mas existem ainda inúmeras outras opções. Procure um local que você se identifique e ajude ao seu próximo.

Caroline Novais

Nenhum comentário:

Postar um comentário