terça-feira, 5 de maio de 2009

CANSANÇÃO E OS MORCEGOS



Quando escrevo sobre cansanção não me refiro ao município brasileiro situado no estado da Bahia cuja população é de 33.008 habitantes.

Falo daqueles vegetais de efeito urticantes, espinhosos, tão presentes como praga em nossa flora.Cansanção está para os morcegos assim como os morcegos estão para a nossa zeladora quanto as suas inconveniências.

Pois bem: Alguns morcegos alojaram-se numa das salas interiores de nosso templo produzindo uma sujeira orgânica e um mau cheiro insuportável.

A cultura popular nos informou que morcegos são banidos ante a presença do cansanção; basta pendurar alguns galhos no recinto que os morcegos batem em retirada. Aflorou assim a nossa esperança em expulsar estes intrusos. Dito e feito! Joel e eu, fomos ao campo, munidos de uma boa ferramenta, entramos mato à dentro e nos demos à colheita. Andei me espetando mais cumpri o mister desta tentativa. Outro amigo tem uma grande escada e disposição para nos ajudar; ele subiu e amarrou os galhos espinhosos nos caibros da sala imunda. Fantástico foi o resultado! Os morcegos sumiram, não sei qual o destino de seus outros pousos, mas não nos interessa, foi dada a ordem de despejo.

Espinhos...Faz-me lembrar coroa maldita sobre a cabeça do Bendito.

Quando Jesus leva sobre si os nossos pecados, enfermidades e dores fazem-se retratados na coroa de espinhos. Os espinhos são também inconvenientes.

Neste tratado da ação redentiva os espinhos (pecados) que nos eram peculiares, Jesus os tomou sobre si para a nossa libertação e vida.

Os espinhos colocados sobre [...] foi o suficiente para denotar o espanto por completo da sujeira que nos fustigava.

A minha analogia se dá neste tom: O Cansanção equivale à coroa de espinhos. A escada; a cruz. Por cima, nos caibros; a soberania do alto no poder libertador. A saída dos morcegos representa o ato da libertação.

A pergunta que nos leva a reflexão coerente é: Como lidamos com os espinhos? Como (vulgarizam); somos coro grosso? Não nos afligem mais? Acostumamos com o pecado?

A ordem bíblica contida em Romanos 6: 12 e 13 "Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça."

Pois bem, a tentativa de se fazer notório em nossas vidas uma aplicação plausível das palavras apostólicas de Paulo aos Romanos 6: 22 e 23 - "Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim a vida eterna; porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor."

Agora, nem morcegos, nem cansanção...

Agora, só graça! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário